domingo, 10 de maio de 2009

4 Tipos de Educação a saber...

Educação Ambiental

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo permanente que deve incutir no educando uma consciência reflexiva sobre a problemática ambiental.Na imagem ao lado exibimos a imagem de quatro praias de Sul a Norte de PE.Com a ação antrópica, essas praias sofrem por problemas de erosão.


Educação Famíliar X Educação Escolar

Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação está com as escolas. Ledo engano. A escola representa um complemento, um direcionamento, um viés, na complementação da educação familiar. Por mais que os educadores desempenhem papel primordial na orientação da criança, não exime os pais da responsabilidade maior na educação de seus filhos. Uma idade ideal para os pais brindarem seus filhos com excelente educação vai dos zeros aos sete anos de idade. Dos sete aos 14 a situação complica um pouco.
Na foto acima, temos os exemplos de estudantes do Estado de Alagoas, de um lado a escola com boa estrutura, do outro uma escola também com boa estrutura mas os professores são os próprios pais dos alunos. A coletividade surge quando a criança se ausenta do lar, forma turma, classes, e o somatório disto tudo é a ESCOLA.



Educação Social

A educação social também visa à formação da auto-estima, da personalidade e do caráter. Na imagem ao lado, temos o esboço de crianças da Escola Clotilde de Oliveira, na Avenida Norte - Recife - PE. Através de uma pesquisa realizada por um Grupo de estudantes da UFPE na tentativa de verfificar como esses estudantes da 5ª série veem o espaço em que vivem e quem sabe entender porque eles são tão agitados na sala de aula.

Educação Sexual

A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas.O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações.

http://www.brasilescola.com/educacao/

11 comentários:

  1. LEGAL, GOSTEI DE SABER SOBRE OS TIPOS DE EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. E, a Educucação Fisica, Escolar, Sexual, Especial, Moral, Corporativa, a Distância?????? Deste modo chego a pensar que somente quatro tipos são insuficientes para contemplar toda área educativa.

    ResponderExcluir
  3. caro editor é com inorme prazer que me pego a esta fraca conceituação de tipos de educação................

    ResponderExcluir
  4. insuficiência de comtescos...Parece que he mentalidade antiga

    ResponderExcluir
  5. insuficiência de comtescos...Parece que he mentalidade antiga

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. achei muito interessante obrigado por essa pesquisa

    ResponderExcluir